02 setembro 2012

COMO ESCOLHER A AGENDA


.Agenda Tradicional - Esta é a agenda comum, encontrada em qualquer papelaria. Possui os mais diversos tamanhos e modelos, com muitas opções de design. Costuma ter calendários, gráficos e folhas de anotações. Não é customizável e deve ser trocada anualmente.
     Por ser limitada nos recursos oferecidos, este tipo de agenda pode ser utilizada por "iniciantes" no processo de organização ou ainda por pessoas que queiram apenas manter registros básicos no dia a dia.


.Agenda com Refil - Esta é a agenda com argolas ou garras, onde se pode trocar ou acrescentar folhas. Em vários tamanhos e modelos, elas possuem refis para as mais diversas aplicações. Suas capas são personalizadas e elas podem ser reutilizadas, trocando-se o kit de calendário do ano encerrado por outro, do ano seguinte.
A agenda com refil é indicada para pessoas avançadas nas práticas da organização e que prefiram o papel aos recursos eletrônicos. A maioria dos modelos disponíveis no mercado são americanos  - RedFax, Day Runner, Franklin Covey, etc.

.Agenda do Celular - Quase todos os modelos de celulares atuais possuem este recurso. É a agenda eletrônica básica, ou seja, normalmente apenas com recursos para registro de telefones e compromissos com alarme. Por possuir pouca memória, ela não permite a inclusão de muita informação ou texto, sendo que poucos modelos disponíveis têm sincronismo com computador ou permitem que seja feito um backup de dados.
Existem ainda as clássicas agendas eletrônicas com teclado para entrada de dados, que deixaram de ser uma opção interessante em função da popularidade e cada vez maiores recursos disponível nos celulares.
         O uso do celular comum como agenda pode ser indicado para aqueles que, possuindo um outro tipo de agenda de papel, queiram apenas manter eletronicamente o registro de seus contatos ou ainda um sistema simples de lembretes com alarmes.

.Agenda Computador – Software aplicativo, muitas vezes integrado a outros softwares, como um auxiliar. Existem diversos no mercado, com visuais sofisticados e funcionalidades completas. O mais famoso e mais utilizado hoje em dia é sem dúvida o MSOutlook da Microsoft. O Outlook faz parte do pacote MSOffice e é uma das mais completas ferramentas de organização disponíveis, integrando calendário, tarefas, notas, emails, etc.
         Este tipo de agenda é indicado para quem trabalha no computador ou o tem em sua frente a maior parte do tempo e, principalmente, usuários de um notebook. Pode exigir o complemento de uma agenda de papel, celular ou PDA para garantir a mobilidade e consulta dos dados quando necessário.



.Agenda Virtual  Existe na Internet diversos serviços de agenda virtual.

               Este tipo de agenda é indicado para quem tem possibilidade de conexão com a Internet de forma fácil e rápida pois caso contrário não terá acesso a seus dados quando necessitar. Serve também para aqueles que querem apenas manter um registro de dados e informações em um local seguro com a facilidade de poder recuperá-los quando necessário, sem a necessidade de uso constante. Algumas agendas virtuais oferecem serviços de aviso e lembretes de compromissos por email e até mesmo pelo celular.


.Handheld – Em português, computador de mão. Também conhecidos como PDAs - Personal Digital Assistant (Assistente Pessoal Digital) -  nome genérico utilizado para os computadores de mão operados por caneta.
     Se no passado, os primeiros computadores de mão faziam pouco além do básico, hoje estas máquinas fantásticas são capazes de  conectá-lo com o mundo, oferecendo recursos sofisticados, muito além do que propiciava uma agenda eletrônica.
     Talvez esteja na hora de você considerar a necessidade de avaliar o custo X benefício e pensar em substituir sua velha agenda eletrônica ou de papel, por um destes sofisticados micrinhos.
     Tenha certeza que você fará parte de uma comunidade em franca expansão, que se estima já passar dos 2 milhões de usuários no Brasil. Só a PalmOne, líder do setor, calcula em 1,5 milhões sua base de usuários instalada no país.
     O  lançamento do seu Smarthphone Treo 600 e o início da produção nacional dos modelos Zire 21 e 71 confirmam a tendência irreversível desta nova tecnologia ter uma adesão crescente em terras tupiniquins, seja pela queda de preços dos equipamentos ou pelo fato das pessoas estarem aumentando muito a percepção de sua utilidade.
     Os computadores de mão atuais são verdadeiros canais multimídia, oferecendo a possibilidade de rodar vídeo, mostrar fotos e apresentações, tocar mp3, navegar na Internet, além de receber e enviar emails. Existem milhares de softwares e aplicativos para todas as áreas de atividades profissionais, dos mais simples aos mais sofisticados, em versões comerciais, shareware, freeware, demonstrações gratuitas, etc. As conexões são diversas e vão desde cabos de sincronismo com o PC a portas infravermelho, sendo que alguns equipamentos já oferecem tecnologias como  GPRSWiFi e Bluetooth.
     É importante ressaltarmos que, seja pela sua portabilidade, seus recursos de agenda, gerenciador de contatos, aplicativos profissionais, de entretenimento e comunicação, o melhor nome que podemos dar a este equipamento é : Organizador Pessoal.
     Este tipo de agenda é indicado a pessoas que já tenham um bom nível de organização, trabalhem com desktops ou notebooks, e exijam rapidez, flexibilidade e segurança na administração de suas informações, dados e registros.

.Smartphone – Os smartphones (telefones inteligentes) são o cruzamento dos computadores de mão com os celulares. Recentes no mercado, os smartphones estão ganhando cada vez mais espaço. A tendência de convergir tecnologias em aparelhos cada vez menores e funcionais está se solidificando  e logo que os preços começarem a cair com o aumento de produção, este tipo de equipamento deve se tornar bem mais popular, pois é a solução mais lógica e funcional para quem quer se organizar e se comunicar com um único aparelho.
No Brasil já existem disponíveis alguns modelos importados, como o Sony Ericsson P900, o Partner GP200 da Gradiente e o Tungsten W da PalmOne, que também acaba de lançar por aqui o esperto Treo 600, com previsão de ser produzido no Brasil a partir de 2005.
Além de todos os recursos oferecidos pelos bons computadores de mão, os Smartphones como o Treo 600, por exemplo, oferecem ainda a possibilidade de serem utilizados como celular GSM, navegador de Internet, e ainda no envio e recebimento de emails e mensagens SMS, com a possibilidade da digitação via um pequeno teclado convencional, o que facilita bastante a entrada de dados e texto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui!!!